terça-feira, 20 de novembro de 2012

Camponotus Punctulatus - Alimentando

Não tenho certeza se é mesmo ou não uma C. Rufipes, é bem parecida com as minhas Rufipes, porém, menor... mesmo depois de dias que eu a peguei ela continua alada e não botou nenhum ovo. 

Por ser tão pequena, não ter botado ainda e continuar alada eu achei que podia ser um macho, mas ela tem a cabeça grande O.o

Ontem, dia 19/11/12 eu experimentei colocar uma mistura de água, mel e açúcar no tubo dela... uma gota, encima de um quadradinho de plástico. Na mesma hora, no claro mesmo... com a luz, ela foi la e se alimentou O.o consegui fotografar como vocês podem ver nas imagens. 

eu tentei alimentar as rainhas que estão com ovos também, mas elas não aceitaram não... 

O Pablo (Mirmecolismo) me ajudou na identificação, dizendo que podia ser uma Punctulatus... e de fato é muito parecida. =)

3 comentários:

  1. Ser do tamanho de uma festinatus ou de uma sericeus esta rainha pode ser um punctulatus veja no google quem sabe tu não identifica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei uma foto no blog formigavelmente, de uma punctulatus... essa foto :

      http://1.bp.blogspot.com/-1BPi2v650Ow/TrdWiDBL7OI/AAAAAAAAAHU/yYwdh6XGNAc/s1600/SAM_0026.JPG

      e é muito parecida mesmo, as pernas amareladas... é, eu acho que é uma punctulatus =) muito obrigado Pablo! vou mudar o nome do post.

      Excluir
  2. Bonita ela,há quanto tempo ela está com você?
    Talvez ela não esteja fecundada ainda,mas tomara que esteja.
    Boa sorte com ela aí.
    Abraço,
    João!

    ResponderExcluir